A assistência técnica judicial pode ser solicitada para ajudar a preservar o desempenho, disponibilidade e segurança dos sistemas em operação em uma edificação.

O profissional responsável pode realizar uma avaliação dos sistemas existentes, identificar possíveis falhas e recomendar ações para melhorar a segurança e o desempenho dos sistemas. Além disso, o profissional pode ajudar a elaborar quesitos para o laudo pericial, fiscalizar os trabalhos do perito e fornecer considerações sobre o laudo a ser realizado.

O profissional também provê realização de vistorias técnicas em obras, acompanhamento de execução de serviços, elaboração de relatórios técnicos, acompanhamento de medições, medições de materiais, de serviços, de equipamentos, de instalações, de sistemas, de infraestrutura, de obras, e medições de serviços de terceiros.

Ao longo do processo de perícia de engenharia é importante que sejam realizadas análises detalhadas e minuciosas, para que se possa chegar a uma conclusão precisa. 

É necessário que sejam considerados todos os fatores que possam influenciar o resultado, como a qualidade dos materiais, as condições climáticas, as características geológicas e a resistência mecânica da estrutura. Além disso, é importante que sejam realizadas simulações computacionais para avaliar o comportamento da estrutura em diferentes condições. Por fim, é importante que sejam realizadas inspeções visuais para verificar se há algum dano ou defeito na estrutura.